Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior 3715f

Enterro ocorreu após missa de Exéquias na Basílica de São Pedro 601e3w

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Publicado em 26/04/2025 – 11:36

Brasília

© Reuters/Dylan Martinez/Proibido reprodução

Versão em áudio

O corpo do papa Francisco foi trasladado até a Basílica de Santa Maria Maior, onde foi sepultado às 13h30 (horário local) deste sábado (26), conforme pedido do pontífice.

O enterro ocorreu após a missa de Exéquias na Basílica de São Pedro

De acordo com o Vaticano, cerca de 150 mil pessoas se posicionaram nas ruas de Roma para prestar homenagens, se despedir de Francisco e acompanhar a agem do cortejo.

Às 13h, teve início o rito de sepultamento, presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell na presença de outros religiosos e também de membros da família de Francisco. Meia hora depois, a cerimônia foi encerrada.

“Papa Francisco agora repousa no nicho sepulcral na nave lateral, entre a Capela Sforza e a Capela Paulina, onde se encontra o ícone de Maria Salus Popoli Romani. Podemos ter a certeza de que os dois jamais se separarão”, destacou a Santa Sé, em nota.

O túmulo, por escolha do próprio papa, é simples – composto apenas pela inscrição “Franciscus” e uma cruz ao centro.

Um detalhe, entretanto, dá caráter pessoal ao local: o túmulo foi construído com uma pedra extraída da região da Ligúria, na Itália, onde nasceu o bisavô do pontífice.

Relacionadas

Cardinal Giovanni Battista Re blesses the coffin as he leads the funeral Mass of Pope Francis, in Saint Peter's Square, at the Vatican, April 26, 2025. Reuters/Dylan Martinez/Proibido reprodução

Homilia de missa fúnebre resgata legado de união do papa Francisco

No Vaticano, Lula diz que papa fez história ao combater desigualdades

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Edição:

Graça Adjuto

Portais Parceiros 6u3s1b