Com muita classe e rara musculatura, Cavalo Crioulo colorado vence em Bagé 6w5m1y

O cavalo colorado, que desde que entrou nas pistas do Sindicato Rural de Bagé (RS) se apresentou como um verdadeiro campeão e chamou a atenção do jurado Diogo Pinto Ferreira, Quebranto do Mocó (box 19) levou o título de Melhor Exemplar do aporte de Bagé. 656f6z

O animal, pertencente ao criador Eric Machado da Silva, da Cabanha do Mocó, de Bagé (RS), é, segundo o jurado, excepcional e de muita classe.

“É o exemplar mais bem composto da exposição, de rara musculatura de paleta e, ao mesmo tempo, um pescoço leve. É um cavalo com uma linha de cima muito correta, de bom pescoço e bastante proporcional. Realizou muito bem seus andares nas categorias quando encilhado”, avaliou Ferreira, que contou com o auxílio de João Ricardo Malheiros de Souza.

O animal que foi o Grande Campeão dos machos é filho de Buenaço da Maior e Carmela do Mocó.

Comemorando a vitória com a família em pista, o criador Eric Machado da Silva afirmou que a conquista do prêmio é muito especial. “Eu sou suspeito em falar, pois sou apaixonado por esse cavalo. Sempre pedi a Deus para ter um padrillo. Ele me ouviu, me atendeu e hoje a gente fez ‘barba, cabelo e bigode’ em Bagé”, brincou. Ao todo, 79 animais participaram do aporte, sendo 11 Incentivos e 68 Marcados.

Assim como Quebranto do Mocó, a potranca colorada Baeta Colorada Mapocho (box 38) se evidenciou desde que entrou em pista no primeiro dia.

De propriedade do criador Sérgio Santos Sant’Anna e Filhas, da Cabanha Mapocho, de Pelotas (RS), ela conquistou o mérito de Grande Campeã nas fêmeas, se destacando, segundo o jurado, por ser bastante completa.

“Desde ontem encarou muito bem a pista e fez as melhores andaduras nas fêmeas quando encilhada. É uma potranca que abre muito bem mão e pata, tem um corpo irreparável, um lombo muito forte e uma garupa como se busca, não muito plana, potente e com boa descida de perna”, apontou Ferreira.

O exemplar carrega sangue de Chamamé Nochero e Ternura Mapocho.

A etapa, que reuniu grande número de criadores e apaixonados pela raça Crioula nas arquibancadas nesta sexta-feira (9/5) e sábado (10/5), classificou mais oito exemplares – quatro machos e quatro fêmeas – para a grande final da Morfologia, que será realizada durante a Expointer 2025 em Esteio (RS).

Valorizando a tradição gaúcha, cada animal que formou o pódio dos grandes campeonatos recebeu um verso especial declarado por Maurício Rigon.  

O jurado principal conta que, há mais de 20 anos, acompanha as provas em Bagé.

Apesar de parte desse período ser fora das pistas, ele destaca que sempre aproveitou as oportunidades para ‘treinar o olho’.

“Sempre dando bastante pitaco do lado de fora, mas é assim que vamos aprendendo”, brinca, lembrando que sua primeira experiência como jurado foi em prova infantil, justamente em Bagé.

“É muito gratificante estar retornando aqui como jurado principal de uma pista e de uma cidade com uma tradição tão importante como Bagé”, acrescentou Ferreira.

O responsável técnico foi Luiz Francisco Quadros Leite e o técnico da concentração foi Pablo Luís Fracaro.

O Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Bagé, Luiz Mário Diaz, destaca que a qualidade do aporte realizado no município sempre é grandiosa.

“Tivemos uma grande exposição, com campeonatos de grande emoção e bastante qualidade em pista. Entre os animais a campo, tivemos trios importantes, bonitos e homogêneos”, afirmou.

O NCCC ainda promoveu, na noite de sexta-feira (9/5), o Remate de Coberturas, totalizando R$ 189 mil.

A prova teve transmissão pelo canal no YouTube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e apresentação de Filipe Lisboa.

O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.

Incentivo
O potranco colorado Anay Oriental (box 03A) levou o título de Grande Campeão Macho da Prova Incentivo de Bagé, realizada na manhã de sexta-feira (9/5).

Pertencente ao expositor Maurício Fernandes Machado, da Cabanha do o, de Dom Pedrito (RS), o exemplar carrega sangue de Chamamé Nochero e KT Viração.

“Optei pelo potranco colorado por ser bastante elegante, ter uma cabeça boa e um pescoço que sai bem da paleta, uma paleta potente. É um animal de boa garupa, boa descida de perna e bem estruturado”, avaliou o jurado principal Diogo Pinto Ferreira.

Nas fêmeas, a Grande Campeã foi a potranca colorada Del Salto Canhada (box 08A), do expositor Delmar Salton Júnior, da Cabanha Del Salto, de Bagé (RS). Filha de Guanabara João de Barro e FAT Diretriz, a exemplar foi escolhida por Ferreira por apresentar melhores aprumos do que a Reservada Grande Campeã Adaga do Cerro Preto (box 11). “As duas primeiras potrancas são as melhores do lote. Potrancas mais equilibradas, mais femininas, de boa paleta, boa cabeça e boa saída de pescoço”, reforçou.    

Próximas Etapas
As etapas da Morfologia de outono seguem em São Gabriel/RS (17 e 18/5), Goiânia/GO (21 a 24/5), Uruguaiana/RS (22 a 25/5), Sorriso/MT (29 a 31/5) e Vacaria/RS (29/5 a 1º/6).
Na foto, Quebranto do Mocó, Melhor Exemplar do aporte de Bagé

Foto: Maurício Vinhas

Rua dos Andradas, 1464/113 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
[email protected](51) 99911-1342Jornalistas responsáveis:
Carolina Jardine, Ana Esteves

, Gisele Ortolan, Judy Wroblewski e Leticia Szczesny

Portais Parceiros 6u3s1b