Foto: autodata/Google 6iq6m
Empresas investem na formação e promoção ao primeiro emprego
Cummins, Maxion Wheels, MWM Tupy, Stellantis e outras companhias do segmento automotivo atingiram a marca de 352 jovens qualificados para o mercado de trabalho em 2024.
A formação proporcionada por essas companhias acontece por meio de uma parceria com o Formare, programa de qualificação profissional voltado para jovens em situação de desvantagem socioeconômica, da Fundação Iochpe.
O programa não só oferece formação profissional de qualidade, como também amplia significativamente as oportunidades de inserção no mercado.
Logo no primeiro ano após o programa Formare, 89% dos ex-alunos alcançam vagas de trabalho formais logo no primeiro emprego.
Além disso, 90% dos ex-alunos continuam estudando, sendo 71% no ensino superior ou na pós-graduação, e 19% em cursos técnicos.
Jovens qualificados pelo Formare no setor automotivo, em 2024:
- Brose – São José dos Pinhais (PR) – 20
- Consórcio Modular Resende (RJ) – 20
- Cummins Guarulhos (SP) – 20
- Cummins Meritor Osasco (SP) – 20
- Eaton Caxias do Sul (RS) – 21
- Eaton Mogi Mirim (SP) – 20
- Eaton Porto Feliz (SP) – 10
- Eaton São José dos Campos (SP) – 20
- Eaton Valinhos (SP) – 20
- Maxion Contagem (SP) -14
- Maxion Cruzeiro (SP) – 20
- Mahle Itajubá (MG) – 12
- Maxion Montich Sete Lagoas (MG) – 10
- Maxion Wheels Limeira (SP) – 20
- Maxion Wheels Chihuahua (México) – 22
- Maxion Wheels San Luis Potosí (México) – 17
- MWM São Paulo (SP) – 20
- Stellantis Porto Real (RJ) – 20
- Voith São Paulo (SP) – 20
- Volkswagen Caminhões e Ônibus Querétaro (México) – 6
“A quantidade expressiva de jovens formados por empresas do setor automotivo, em parceria com a Fundação Iochpe, mostra a solidez e a relevância do Formare como um modelo eficaz de qualificação profissional. É um caminho comprovado para promover a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ampliar o engajamento dos colaboradores, que atuam como educadores voluntários. Os resultados também reforçam a capacidade de adaptação do programa às mais diversas realidades empresariais — dentro e fora do setor automotivo — e seu impacto global, com unidades já implementadas no México e na Índia”, afirma Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.
Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém há 35 anos o Programa Formare, referência no Brasil que proporciona formação profissional a jovens em situação de desvantagem socioeconômica.
Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação profissional inicial para o mercado de trabalho a jovens do ensino médio matriculados em escolas públicas.
Em 35 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou mais de 27 mil jovens, e o índice de formalização no mercado de trabalho chega a 89% dos egressos nos últimos dez anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano CDE em 2023.
Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) aqui no Brasil e pela UTSLP (Universidade Tecnológica de San Luis Potosí) e UTCH (Universidade Tecnológica de Chihuahua), ambas no México.
Números Formare 2025:
Unidades: 61 | Empresas parceiras: 41 | Jovens impactados em 2024: 1030 | Educadores voluntários atuantes em 2024: +4300 | Cobertura nacional: 47 municípios em 12 Estados do Brasil | 4 unidades no México | 1 unidade na Índia.
Mais informações:www.fiochpe.org.br
Ricardo Morato
11 987995868