Análise de Mídia 6195y
– 11/04/2025– Coluna do Estadão destaca afirmação do presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, de que o governo desidrata o Plano Safra e o seguro rural.
Continua priorizando o aparelhamento do MST, em detrimento da responsabilidade econômica. Jornal Impresso.
– Presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, participou de uma live com a influencer Camila Telles onde falaram sobre o Marco Temporal, assunto muito importante para o agro e para o Brasil.
Confira: https://bit.ly/4cwykwA
– Globo Rural divulga que com a colheita das culturas de verão em fase adiantada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou novamente sua estimativa para a safra de grãos em 2024/25, agora para um recorde de 330,3 milhões de toneladas.
O volume é 0,6% superior ao estimado no mês ado e 10,9% maior que o colhido em 2023/24. Em seu sétimo levantamento sobre a temporada, a autarquia justifica o incremento dizendo que a área plantada cresceu 1,7 milhão de hectares em relação a 2023/24 (para 81,7 milhões de hectares) e o clima também foi muito favorável no verão.
Leia +: https://bit.ly/3Rad4D9
– Veja informa que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atendeu a um requerimento feito pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) e se reunirá com o parlamentar e representantes das principais entidades do setor agropecuário gaúchas para tratarem da crise dos produtores do Rio Grande do Sul.
Agendada para o dia 15 de abril, a reunião terá como tema principal a prorrogação das dívidas dos produtores rurais gaúchos.
Na mesa vai entrar também o PL da Securitização, além de outras soluções desenhadas pelas entidades e pela equipe técnica do gabinete de Heinze.
Leia +: https://bit.ly/4lq5B0r
– Folha de S. Paulo fala que a chamada pré-COP30, último evento antes da própria conferência de clima da ONU (Organização das Nações Unidas), não vai ocorrer em Belém, sede do encontro, mas em Brasília.
A cúpula preparatória, marcada para 13 e 14 de outubro, conta com a participação de diplomatas e é vista pelos negociadores como de fundamental importância para a agenda oficial, que começa na capital paraense cerca de um mês depois.
Essas reuniões preparatórias vão ocorrer em Brasília por causa do Círio de Nazaré, marcado para 12 de outubro, segundo pessoas que trabalham na organização.
O Círio é uma das mais tradicionais festas católicas do Brasil e atrai fiéis de todo país.
Leia +: https://bit.ly/3RdivkE
– Globo Rural destaca que a safra 2025/26 de café entra em seu período final, de maturação dos grãos para dar início a colheita, mas a expectativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) é de um volume menor de grãos em razão do estresse climático que permaneceu a maior parte dessa temporada.
A entidade não arriscou nenhum número ou percentual de queda.
O informativo de mercado divulgado nesta quinta-feira (10/4) aponta que a previsão para o resto do mês de abril é de chuvas abaixo da média histórica e temperaturas amenas – entre 16,6º e 26º – nos parques cafeeiros de Minas Gerais.
Leia +: https://bit.ly/3XTubwC
– Folha de S. Paulo divulga que a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), confirmou nesta quinta-feira (10) que o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas (MA), será o novo ministro das Comunicações do governo Lula (PT).
O deputado pediu para assumir o cargo após o feriado da Páscoa, quando deve sair oficialmente sua nomeação. De acordo com a ministra, ele solicitou o período para encaminhar questões pessoais e relativas à liderança da bancada.
Até lá, assume interinamente a secretária-executiva do ministério, Sônia Faustino Mendes.
Leia +: https://bit.ly/4i8jFZB
– O Globo informa que pelo menos 240 deputados federais am, até a manhã desta quinta-feira, o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. Os dados são de interlocutores do PL.
A proposta é coordenada pela oposição, que, no último final de semana, participou de uma manifestação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em São Paulo.
O quórum mínimo exigido é de 257 s, o que representa mais da metade da Casa.
Leia +: https://bit.ly/4lmOKfb
– Valor Econômico fala que movimentos sociais e centrais sindicais da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançaram nesta quinta-feira (10), em São Paulo, uma consulta popular nacional que será realizada em setembro.
A iniciativa também busca reaglutinar forças que apoiaram o petista em 2022 e pavimentar uma mobilização para a eleição de 2026, impulsionando agendas de interesse do governo, no momento em que Lula atravessa a pior crise de popularidade de seus três mandatos. Partidos de esquerda, como PT, Psol e PC do B, estão envolvidos.
A enquete, que os idealizadores chamam de “plebiscito popular”, quer ouvir os brasileiros sobre três temas: redução da jornada de trabalho sem diminuição do salário, fim da escala 6×1 e taxação da faixa de renda acima de R$ 50 mil para compensar a isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
Leia +: https://bit.ly/4j7weG0
Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]