A fibromialgia não tem cura, mas os tratamentos podem amenizar bastante os sintomas, afirma o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho 4p4372
No próximo sábado, 3 de Maio, Lady Gaga irá realizar um show gratuito na praia de Copacabana, dando seguimento ao evento anual inaugurado por Madonna há um ano, onde estrelas internacionais realizam shows no local.
O evento está movimentando as redes sociais e fatos sobre a vida da cantora têm sido alvo de debates, como a saúde da cantora, em especial a fibromialgia.
Show cancelado em 2017 devido à fibromialgia
A possibilidade de um show de Gaga em Copacabana em 2025 reacendeu na internet as lembranças de quando a artista cancelou seu show no Rock in Rio 2017 devido aos sintomas de fibromialgia.
“Brasil, estou devastada. Não estou bem o suficiente para ir ao Rock in Rio. Eu faria qualquer coisa por vocês, mas preciso cuidar do meu corpo agora”, escreveu a cantora na rede social X (antigo Twitter).
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor musculoesquelética generalizada, muitas vezes acompanhada de fadiga, distúrbios do sono, dificuldades de concentração e problemas emocionais, como ansiedade e depressão.
A causa exata não é totalmente compreendida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma alteração na forma como o cérebro e o sistema nervoso processam os sinais de dor.
Tratamentos ajudam a amenizar dores
De acordo com o neuro-ortopedista especialista em dor, Dr. Luiz Felipe Carvalho, apesar de não ter cura, os sintomas da condição podem ser bastante amenizados com alguns tratamentos.
“O tratamento para a dor da fibromialgia envolve diferentes métodos para aliviar os sintomas, podem ser usados analgésicos, relaxantes musculares, para reduzir a dor e terapias físicas, com exercícios que ajudam a alongar e fortalecer os músculos, mais recentemente tem se usado célula tronco mesenquimal proveniente do cordão umbilical com excelentes resultados no manejo das dores e crises fortes, com impressionantes resultados no manejo desta patologia”.
“Mas uma das técnicas mais usadas é o combate da percepção da dor, usando práticas como meditação e acupuntura que ajudam a cuidar da percepção mental sobre a dor e aliviam os sinais principalmente em processos de agudização das dores e célula tronco entraria para a melhora e manejo mais preciso da doença, pois melhoraríamos muito as condições da saúde do fibromiálgico como uma todo, devolvendo muito sua qualidade de vida que a doença faz perder de forma evolutiva” explica o Dr. Luiz Felipe Carvalho.
Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho
O Gaúcho é Diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células Tronco do AH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito – possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas.
É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN.
Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa e neurociências.
Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio.
Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.
